Como o instrumento de trabalho mais importante do ser humano, o corpo precisa estar habituado a rotinas saudáveis e a um estilo de vida favorável ao seu máximo desempenho e produtividade.
Nesse contexto, além do bem estar físico, é primordial desenvolver condições adequadas para que a nossa mente, responsável por coordenar as nossas ações, possa funcionar satisfatoriamente.
Está aí a importância de valorizarmos a nossa saúde mental, fonte da nossa energia e disposição.
Saúde mental se refere a tudo que está relacionado ao bem estar psicológico, social e emocional de um indivíduo, tendo um impacto direto em nossas ações, decisões e relacionamentos.
Sendo assim, manter a saúde mental em dia tem a ver com buscar e prezar constantemente pela qualidade de vida, por meio do autocuidado, da procura por relacionamentos saudáveis e por hábitos revigorantes.
Nesse sentido, a inclusão de algumas atividades de autocuidado no seu cotidiano tem o poder de promover uma vida mais harmoniosa e sana, seja no aspecto físico quanto mental.
Cuidar de si mesmo, em pequenos gestos e hábitos, ajuda a diminuir os níveis de estresse no dia a dia, reduzindo consideravelmente os riscos de doenças, bem como aumenta a disposição para a realização de tarefas e responsabilidades cotidianas.
Nesse sentido, conheça algumas dicas como manter a saúde mental em dia.
Alimentação e atividades físicas
Alimentar-se bem, de forma variada e equilibrada, com uma dieta balanceada, é uma enorme contribuição para a saúde mental.
Ao seguirmos uma alimentação nutritiva e regrada, os nossos níveis de energia e de disposição vão se manter altos por mais tempo, com impactos positivos não apenas na nossa forma física, como também no nosso bem estar geral.
Da mesma forma que colocar o corpo em movimento regularmente contribui para a nossa saúde emocional. A prática de exercícios físicos, portanto, é indispensável para o fortalecimento do nosso corpo e da nossa mente.
Há estudos afirmando que a realização de atividades de baixo esforço, como as caminhadas, por exemplo, pode otimizar a produção de serotonina, hormônio que atua no fortalecimento da imunidade e na melhora da saúde como um todo.
Importância do descanso
Diante de uma rotina puxada, exigente e desgastante pode ser difícil encontrar momentos para relaxar corpo e mente. Mas é fundamental trabalhar formas de priorizar esses períodos.
Para a manutenção da saúde mental em dia é imprescindível ter boas noites de sono. Trata-se de um gesto de cuidado com a mente separar momentos de descanso para ela, pois para a plena restauração da atividade cerebral o recomendável é que todo ser humano dedique, pelo menos, de seis a oito horas de sono reparador por dia.
Noites mal dormidas são um gatilho para o agravamento de transtornos mentais e emocionais.
No mesmo sentido, também é muito importante investir em atividades relaxantes e de lazer, que desacelerem a sua mente. Passeios, a leitura de livros e até a realização de alongamentos, iogas e meditação são muito positivas para isso.
Gestão do tempo
Outro fator determinante para o desencadeamento de problemas mentais e emocionais é o mau gerenciamento do tempo.
Para evitar que esse problema afete a sua saúde mental, o ideal é estabelecer uma rotina de organização de horários e de tarefas, que se adequem às suas demandas profissionais e pessoais.
É fundamental ainda trabalhar com metas e objetivos realistas, que sejam alcançáveis dentro da sua realidade, o que vai evitar frustrações e desânimo.
Gostou do conteúdo? Leia mais posts no nosso Instagram!