Compartilhe

Impactos do Home Office na vida financeira

A pandemia do novo Coronavírus criou uma realidade totalmente nova para a maioria das pessoas. E um dos principais aspectos da rotina a sofrer grandes transformações foi o trabalho. Com a necessidade de distanciamento social para refrear a transmissão e o espalhamento da doença, o home office tornou-se parte da vida de muita gente.

Tem quem goste desta dinâmica de trabalho, e tem quem desgoste. Mas o que não se pode negar é que ela trouxe grandes repercussões para quem foi incluído neste modelo. Enquanto para as empresas o trabalho remoto pode ter gerado redução de custos, para muitos trabalhadores ele acabou criando um pesadelo financeiro.

Que tal olharmos esta questão mais de perto? Continue a leitura deste artigo para conhecer os impactos do home office na vida financeira!

Como o home office impacta as finanças dos negócios?

O real peso desta nova modalidade sobre os negócios varia muito conforme o porte de cada empresa. Para organizações com múltiplos escritórios para acomodação de funcionários em trabalho predominantemente no computador, os custos podem ter despencado.

Enviar os colaboradores para o serviço a partir de casa permitiu a estas corporações cortarem gastos com aluguel, água, energia e transporte. Com isso, houve sem dúvidas alguma desoneração em termos de custos fixos, apesar dos efeitos negativos do afastamento e da crise sanitária.

Impactos do home office na vida financeira do trabalhador

Na outro ponto do espectro estão os colaboradores das empresas que adotaram regimes de trabalho remoto. Sem dispositivos legais bem estabelecidos para regular este formato, muitas vezes os colaboradores acabaram sendo prejudicados.

Desempenhar funções a partir de suas casas implica em um aumento de seu custo de vida. Com maior permanência no lar e a rotina de trabalho conectado ao computador e à internet, a conta de luz foi lá em cima. Além disso, em alguns casos até o plano de banda larga precisou passar por atualização para atender a demanda de videochamadas.

Outros custos aumentaram também. Ficando em casa, a conta de água engorda. E se o empregado que antes comia fora, agora prepara seu almoço, o gás também se torna um custo maior.

E a triste realidade é que em muitos casos não foi realizado um repasse adequado por parte das empresas para que seus funcionários pudessem arcar com estes novos custos. Com isso, o salário passou a render ainda menos e o endividamento aumentou. Por isso, investir em planejamento financeiro se transformou em uma necessidade real.

A importância do planejamento financeiro

Um plano de finanças adequado te permite visualizar de forma objetiva exatamente quanto você tem de receitas e de gastos. Mas fique atento, pois esta tarefa não se resume a anotar as entradas e as saídas de dinheiro. Muitas vezes, o valor recebido não é suficiente para custear a vida como está agora.

Daí surge a necessidade de identificar oportunidades e criar estratégias para contornar esta situação e chegar a um balanço positivo, que lhe permita liberdade para poupar e investir. Por isso, a melhor opção é recorrer a um profissional experiente para te apoiar neste processo.

Entre em contato agora para sair das dívidas e aprender a investir!

Loved this? Spread the word


sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

Posts relacionados

A importância da educação financeira empresarial

Leia Mais

Entenda como escolher os melhores investimentos

Leia Mais

Criptomoedas: vale a pena investir?

Leia Mais

5 dicas para investir em 2022

Leia Mais
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Subscribe to our newsletter now!