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Saiba como começar a empreender

Empreender é a chave para a sua liberdade financeira. Afinal de contas, ter seu próprio negócio te permite organizar sua vida em torno do seu sonho, e galgar novos patamares ao colher os frutos do seu trabalho.

No entanto, para muitos, dar este passo é um grande desafio. E embora esta decisão realmente exija muito compromisso e planejamento, dar os primeiros passos em direção ao seu próprio negócio não é tão complicado.

E para te ajudar nesta tarefa, elaborei um conteúdo muito especial. Continue comigo nesta leitura e saiba como começar a empreender!

1. Desenvolva a ideia do negócio que você vai empreender

A sua ideia de negócio é o centro de todas as outras decisões que você vai tomar. E também pode ser a diferença entre o sucesso e a dificuldade. Assim, é uma das etapas mais complexas no início da sua vida de empreendedor. Por isso, é imprescindível dedicar tempo e reflexão a este aspecto.

E a orientação mais crucial aqui é: escolha alo que você conhece.

Conhecer bem a atividade é o primeiro passo na direção certa, principalmente se for o seu primeiro empreendimento. Sua experiência com o assunto vai te poupar de muitos erros ao longo do caminho.

Por exemplo, se você nunca trabalhou na área e não tem conhecimentos sobre o assunto, não é uma boa ideia abrir uma confeitaria.

2. Pesquise a demanda e a oferta no mercado que você vai atender

Com a sua ideia preliminar delineada, é hora de avaliar se há espaço para ela no mercado. Isso significa verificar:

    • Há procura pelo serviço/ produto na região?
    • Há outros fornecedores para a solução que você deseja oferecer?

E veja bem, dificilmente você vai encontrar um segmento sem concorrência. Mas havendo outras empresas com a mesma oferta que você, garanta que o mercado não está saturado. Entrar em um setor com muita concorrência e competir contra negócios já bem estabelecidos pode tornar seus primeiros passos mais difíceis.

E caso você note que apesar da concorrência, é possível ingressar neste mercado com segurança, invista na próxima etapa! Ela pode ser a chave para um crescimento rápido e uma boa aceitação imediata do seu negócio!

Crie diferencial competitivo

Quando você concorre com outros fornecedores, precisa de algo para se destacar e atrair os clientes. E eu não estou falando de preços baixos! Aqui, a palavra-chave é diferencial competitivo.

É ele que vai agregar valor ao seu produto ou serviço. Assim, também é ele que vai te permitir determinar o seu preço com mais liberdade e fazer seu negócio trabalhar pra você. Assim, você precisa oferecer algo a mais que sua concorrência.

Vamos voltar ao exemplo da confeitaria? Digamos que você notou que, na sua região, poucas empresas deste nicho oferecem entrega em domicílio. Este seria um diferencial. O que vai ditar esta parte é: o portfólio da concorrência e os desejos do público-alvo.

Assim, a depender desta combinação, seu diferencial poderia ser: produtos à pronta entrega, formas de pagamento diferenciadas, um tipo específico de decoração, doces de outra nacionalidade etc. Analise seu mercado e descubra esta resposta.

Plano de negócios

Por fim, você precisa elaborar um plano de negócios. Apesar do nome imponente, não se assuste. Este é apenas um documento onde você vai reunir todas as informações necessárias para começar sua empresa. Como:

      • Materiais necessários,
      • Custos,
      • Pessoal necessário,
      • Mix de produtos,
      • Valor disponível para investimento,
      • Características do público etc.

Prontinho, agora você já está pronto para começar a empreender. Quer saber mais sobre como organizar seu negócio e conquistar seus objetivos? Siga meu Instagram!

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sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

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