Se você está pensando em começar a investir em 2022, logo de cara já receba os nossos parabéns. Por aqui acreditamos que investir significa abrir os olhos para novas oportunidades e escolhas financeiras, o que é uma abertura de mentalidade que nem todas as pessoas conseguem experimentar.
E se a ideia é iniciar o próximo ciclo com novos hábitos relacionados às finanças…
Saiba que chegou ao lugar certo: pois ao longo deste artigo você vai conferir 5 dicas para investir em 2022.
5 dicas para investir em 2022
- 1. Compreenda a diferença entre renda variável e renda fixa
Basicamente a diferença está na previsibilidade. Na renda fixa você já tem uma noção (ou o valor exato) de quanto irá ganhar caso deixe o seu dinheirinho rendendo lá até o fim; enquanto na renda variável não há como prever – o que torna esse tipo de investimento não só mais arriscado, como igualmente mais rentável.
- 2. Crie objetivos para curto, médio e longo prazo
Nem todo investimento deve ser pensado para a aposentadoria – assim como também não precisam ser focados apenas nas próximas férias. No decorrer da vida vivemos muitas fases e cada uma delas conta com suas particularidades. Ainda que chegar na velhice com dinheiro sobrando para curtir com saúde seja importante, esse não pode ser o seu único objetivo, certo?
Qualidade de vida é fundamental em todos os momentos e é por isso que investir é tão importante, pois te traz maior consciência e liberdade financeira!
- 3. Diversifique
Se você está pensando em investir, provavelmente já viu por aí que diversificar é importantíssimo. Sendo assim, ao invés de deixar todo o seu dinheiro em um mesmo ativo, distribua-o em diversas classes, tanto de renda fixa como de variável. Títulos pós e pré-fixados, debêntures, CDBs, fundos imobiliários e bolsa de valores são alguns exemplos neste sentido.
- 4. Reinvista
Aí está a cerejinha do bolo que nem todo mundo faz – reinvestir. Entendemos que usar dinheiro para fazer dinheiro é uma surpresa muito agradável, mas para ter ganhos ainda maiores, é necessário separar pelo menos uma parcela do que foi investido para investir novamente. Títulos que pagam juros semestrais, por exemplo, são boas pedidas neste sentido – e você pode usar os rendimentos para comprar ainda mais ativos, sejam de renda variável ou fixa. Assim, seu patrimônio cresce com dinheiro que você nem estava esperando receber. Bom demais, não é mesmo?
- 5. Acompanhe seus investimentos
Não basta investir: é necessário ficar sempre de olho nos ativos para ver se as suas premissas iniciais estão sendo mantidas. Na renda variável isso é ainda mais importante, uma vez que as coisas são mais voláteis e podem mudar a qualquer momento.
E por fim mas não menos importante…
Mantenha a disciplina.
Não se engane: só fica rico de um dia para o outro os herdeiros ou quem ganha um grande prêmio. Para a maioria das pessoas, o trabalho é necessário para a manutenção de uma vida – e velhice – agradáveis. No entanto, investir ajuda a encurtar os passos até lá e por isso você deve abrir os olhos para os mesmos o quanto antes.