Um bom planejamento estratégico pode ser o diferencial entre uma empresa de sucesso e outra que não conseguirá sustentar seu próprio voo. No entanto, nem sempre é fácil garantir um planejamento estratégico para seu negócio. Pensando nisso, trouxemos essas dicas que vão te ajudar na hora de construir o roteiro do futuro de sua empresa.
Para aqueles que ainda não entendem a importância do planejamento estratégico, deixamos o seguinte pensamento de Peter Drucker, considerado um dos pais da gestão moderna. Dizia ele: “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas as consequências futuras das decisões presentes”.
Para ver o futuro, antes é preciso enxergar o presente
O planejamento estratégico prevê a conquistas de metas a longo, curto e médio prazo. Algumas delas podem ser definidas como a conquista de público e clientes, formação de equipes de colaboradores, consolidação da marca, abertura de IPO, etc. Porém, é preciso ter em mente que alcançar qualquer uma das metas pretendidas pode ser muito mais difícil quando não se conhece bem o presente.
Seria equivalente a pretender levar um barco a uma determinada ilha, sem saber ou estar enganado a respeito do ponto de embarque. Assim, é de suma importância conhecer a realidade presente da empresa. Isso pode ser feito por meio de um diagnóstico. Nele, deve ser considerado tudo que a empresa possui, desde ativos tangíveis até mesmo os intangíveis como parcerias, ou a possível fama de algum colaborador.
Também pode existir uma lista do que não possui, mas precisa ter para os próximos passos.
A ideia desse diagnóstico é fornecer a imagem mais fidedigna possível da empresa no momento presente.
Além disso, existem alguns métodos para analisar as informações coletadas. Um deles é o SWOT. Ele avalia a força diante dos concorrentes, as vulnerabilidades da empresa, as oportunidades que podem favorecê-la, e também as ameaças externas que podem atrapalhar seu desenvolvimento.
Trace objetivos
Após um bom estudo das condições atuais da empresa, você pode começar a estabelecer os objetivos.
Uma forma de fazer isso é imaginar como você quer que a empresa esteja daqui a 20 anos. Considere por exemplo o patrimônio atual e defina quanto de patrimônio ela deve ter daqui a 20 anos. Isso também pode ser feito no que diz respeito à capacidade da empresa de gerar ativos rentáveis.
Depois de estabelecido esta meta, divida-a em metas de médio e curto prazo. Por exemplo, para que a empresa tenha um patrimônio 3 vezes maior em 20 anos, quanto ela precisa atingir de patrimônio em 10 anos? E em 5, 2, 1? No próximo mês ou semana, quanto os funcionários precisam produzir?
Depois disso, construa planos de ações a serem realizadas para que a empresa cumpra as primeiras metas do planejamento estratégico.
Não se esqueça também que essas metas devem ser construídas em efeito cascata desde o longo prazo até as diárias entregues a cada colaborador. Afinal, é o cumprimento destas pequenas metas e ações que, somadas ao longo do tempo, vão garantir o crescimento esperado e planejado.
Lembre-se que o futuro se constrói no presente.
Esperamos que nossas dicas te ajudem a estabelecer o plano estratégico para sua empresa e que ela seja um verdadeiro sucesso.
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