Compartilhe

Conheça 3 tipos de relatórios financeiros e como utilizá-los

Os relatórios financeiros são muito importantes para a gestão de qualquer empresa, e isso, vale dizer, independe do seu setor de atuação. Assim, não importa o ramo em que a organização atua, esses documentos são sempre úteis e podem melhorar seu processo de decisão, trazendo mais confiança, segurança e fundamentação.

Tendo isso em mente, desenvolvemos este conteúdo para apresentar três tipos de relatórios financeiros e como utilizá-los. Como se viu, são documentos capazes de garantir o crescimento seguro de seu negócio. Por isso, não deixe de conferir.

1. DRE (Demonstração de Resultado de Exercício)

É provável que já tenha ouvido falar acerca da Demonstração de Resultado de Exercício, mais conhecido pela sigla DRE. Trata-se de um relatório financeiro previsto e exigido em lei. Nesse caso, a lei determina que a empresa deve desenvolver esse relatório e apresentá-lo anualmente ao órgão competente.

A DRE, vale destacar, cumpre o objetivo de não apenas informar à autoridade competente como foi o resultado financeiro de uma empresa em um determinado período, mas também pode ser utilizado pelos gestores para aferir o lucro líquido do negócio no referido período.

Dessa forma, com base na DRE, a empresa pode reforçar suas ações ou implementar soluções que a faça melhorar as vendas ou outra iniciativa que aumente sua receita e lucratividade.

2. DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa)

Sem dúvida alguma, a Demonstração de Fluxo de Caixa, que também é conhecida pela sigla DFC, é um dos relatórios mais usados pelas empresas. Afinal, é o fluxo de caixa a base de funcionamento de um negócio. Por isso, toda atenção é pouca nesse sentido.

Então, o relatório de Demonstração de Fluxo de Caixa apresenta, basicamente, as operações de saídas e entradas de recursos financeiros no caixa de sua empresa.

Alguns exemplos de entradas que podemos destacar são: pagamento dos consumidores pelos produtos ou serviços comprados; investimento de acionistas ou investidores externos; valores oriundos de aluguéis de espaços. Por outro lado, as saídas são todas as operações que exigem a retirada de recursos do caixa de sua organização, como pagamento a fornecedores e colaboradores.

A Demonstração de Fluxo de Caixa pode ser utilizada pela sua empresa para obter maior controle em relação ao caixa. Afinal, se mais dinheiro sai do caixa de sua empresa do que entra, então é importante reforçar o controle.

3. Relatório de contas a pagar e a receber

Por fim, temos o relatório de contas a pagar e a receber. Sem grandes complicações, esse relatório apresenta as contas que devem ser pagas pela sua empresa em um determinado período, bem como aquelas que ela deve receber. Por exemplo, pagar o boleto dos fornecedores até dia 30 de maio e receber investimentos até o dia 24 de agosto.

O relatório de contas a pagar e a receber pode ser usado para que a empresa exerça maior controle em relação a essas duas questões. Com isso, ela evita problemas, como pagar juros e multas porque não pagou um boleto na data certa, de vencimento.

Você gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este? Então, que tal me seguir no Instagram? Lá, você encontra dicas financeiras incríveis que podem ajudar seu negócio a crescer com segurança.

Loved this? Spread the word


sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

Posts relacionados

A importância da educação financeira empresarial

Leia Mais

Impactos do Home Office na vida financeira

Leia Mais

Entenda como escolher os melhores investimentos

Leia Mais

Criptomoedas: vale a pena investir?

Leia Mais
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Subscribe to our newsletter now!