Controlar os custos e despesas de sua empresa é fundamental para que ela sobreviva em um mercado supercompetitivo e que, em alguns momentos, pode se encontrar em crise. Um exemplo nesse sentido é a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, que causou um impacto expressivo em diversos setores do mercado, como o de turismo.
Diante disso, aprender a fazer um orçamento empresarial é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Reconhecendo a importância dessa ferramenta, preparamos este conteúdo para apresentar alguns passos que vão ajudar você a fazer um orçamento empresarial de forma correta e eficaz. Veja.
Passo 1: Conheça a realidade financeira de sua empresa
Sem dúvida alguma, é impossível fazer um orçamento empresarial sem conhecer a realidade de seu negócio. Tendo isso em vista, como primeiro passo, faça o diagnóstico da situação financeira de sua empresa.
Por exemplo, conheça quais são suas despesas, lucros, receitas, investimentos, impostos etc. Ao fazer isso, você contará com dados concretos sobre a situação financeira de sua empresa e poderá traçar um plano de recuperação ou de preservação, de forma a garantir a saúde financeira de seu negócio.
Passo 2: Faça um levantamento das possíveis receitas
Assim como é fundamental fazer um levantamento detalhado de suas despesas, o mesmo deve ser feito com relação às receitas, para que desse modo possa desenvolver um orçamento empresarial correto e que condiga com a realidade de seu negócio.
Nesse contexto, vale destacar que a receita de sua empresa nada mais é do que o dinheiro gerado por ela em decorrência de suas operações, como a venda de produtos ou serviços. Aqui, também pode entrar receitas oriundas de investimentos feitos e contratos de aluguel.
Dessa maneira, você terá uma noção geral acerca de seu poder real de compra ou de capital e poderá se guiar por essa informação.
Passo 3: Faça um levantamento das despesas de seu negócio
O passo anterior visa a garantir que conheça de uma forma geral a situação de sua empresa. Por isso, no segundo passo, você deve fazer um levantamento detalhado das despesas de seu negócio. Dessa maneira, tudo que for gasto deve ser colocado no papel, dito de grosso modo.
Assim, em seu levantamento deve entrar custos operacionais, bem como os de pessoal. Os custos podem ser fixos ou variáveis. Os fixos são contas como a de luz, internet, água etc. Os custos variáveis, por sua vez, englobam custos com transporte, impressões etc.
Passo 4: Trace objetivos e metas para seu negócio
Por fim, depois da ampla coleta que você fez quanto à situação financeira de sua empresa, agora chegou o momento de traçar objetivos e metas para seu negócio. Essa é uma etapa que deve ser construída de acordo com a realidade de seu negócio.
Por exemplo, se você acha que está gastando demais em um setor, mas ele não está trazendo o retorno esperado, então é hora de mudar os planos e reduzir o orçamento destinado a esse departamento.
Gostaria de contar com ajuda profissional para fazer o orçamento de sua empresa? Entre em contato conosco! Sou especialista no assunto e posso te ajudar a montar um orçamento empresarial que atenda aos interesses de seu negócio.