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Valuation de empresas: o que é, importância e como calcular

Muitas pessoas ignoram o fato de que empresas possuem um valor. Pense em marcas caras, que levam os consumidores até mesmo a se endividarem para comprar seus produtos, e mesmo assim são campeãs de venda.

Esse é o valor percebido do negócio, o quanto o público confia na marca. No entanto, há um valor financeiro associado à empresa, ou o quanto aquela marca custa no mercado.

Assim, criamos um conteúdo exclusivo sobre valuation de empresas, para que você saiba em detalhes o que é, qual é a sua importância, e como calcular. Confira!

O que é valuation de empresas?

Para evitar ambiguidade, nesse conteúdo, utilizaremos a palavra valor com o sentido de valor financeiro de uma empresa. O valuation é o cálculo realizado para encontrar esse valor, que na prática pode ser compreendido como a soma entre o fluxo de caixa atual do negócio, e a sua capacidade de gerar receita no futuro.

Em outras palavras, uma empresa vale a soma dos resultados futuros. Dessa forma, é uma estimativa do sucesso que ela pode ou não atingir. Leva em conta o tamanho atual, o crescimento esperado para o setor e para a companhia propriamente dita, a capacidade de gerar caixa, a mobilidade para reposicionar no mercado se necessário, e diversos outros critérios.

No entanto, mantenha em mente que é uma estimativa. O cálculo do valuation de uma empresa é baseado na realidade atual do negócio, e premissas que dependem de quem está calculando.

Qual é a importância do valuation?

O valuation de uma empresa possui uma função muito clara que funciona de maneiras distintas de acordo com a pessoa que se apropria desse cálculo.

Os investidores precisam conhecer esse dado para saber se vale a pena investir no negócio. Na maioria dos casos, quem investe busca empresas que possuem um valor atual baixo, mas com chances de crescer ao longo do tempo.

Para as empresas é fundamental, principalmente nas fases de crescimento. Para crescer, é preciso investir. Os investidores compram uma parte da companhia, fornecendo caixa. Dessa maneira, quanto maior o valuation, menos o empreendedor abre mão da sociedade, porém, mais difícil é conseguir aportes.

Como calcular

Como estamos falando em estimativa, há inúmeras metodologias para se chegar a esse número. No entanto, é preciso que o profissional que está calculando, utilize uma forma reconhecida pelo seu interlocutor, assim, ambos falam na mesma linguagem.

A metodologia mais difundida pelo mercado financeiro é o fluxo de caixa descontado. Parte-se de uma soma de ativos e passivos no presente. Esse é o seu caixa atual.

Na sequência, comparando com empresas similares, nos cenários e contextos mais próximos do seu, faz-se projeções sobre como será o caixa no futuro. Quanto a empresa vai crescer nos próximos anos.

Porém, tenha em mente que a inflação corrói o valor real de uma moeda. Portanto, ao somar os fluxos de caixa futuros, inserindo uma taxa de desconto, que é a junção de inflação com a rentabilidade esperada, temos uma soma de fluxo de caixa descontado.

Ao final desses cálculos, tem-se o valor da empresa, ou o valuation.

Essa conta é complexa de fato. O valuation é, na prática, a confiança que o mercado tem sobre uma determinada empresa. Se os investidores atribuem um alto valor financeiro para o negócio, acreditam que ele vai crescer e prosperar. No entanto, com um valuation baixo, a confiança está fraca.

Trata-se de um termômetro para compreender até mesmo como a empresa se posiciona e como é percebida, para então criar estratégias de crescimento e consolidação.

Para conhecer mais sobre esse tema e aprender a calcular na prática, consulte nossas mentorias.

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sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

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