Compartilhe

Saiba como organizar sua vida financeira

Quem deseja desfrutar de uma vida financeira equilibrada e estável, sabe que dificilmente essa meta vai ser alcançada sem a participação de um elemento fundamental: a organização.

Sem planejamento e sem foco no que diz respeito ao gerenciamento das suas finanças, é impossível obter o tão sonhado equilíbrio financeiro.

É nesse sentido que, com organização, você consegue definir as suas despesas e prioridades, além de diferenciar gastos importantes de gastos supérfluos, podendo reestruturar as suas economias e planejar investimentos.

Sendo assim, entenda a importância da organizar sua vida financeira e como você pode aplicá-la.

Controle de gastos

A organização é o passo principal para quem almeja desenvolver o controle financeiro.

Ela parte de atitudes simples de planejamento financeiro pessoal, como conhecer a sua renda, considerando o valor real arrecadado por você em cada mês, o que vai lhe permitir ter uma noção básica do seu orçamento disponível para gastos.

A partir do conhecimento de quanto você ganha, vai ser possível estabelecer uma relação mais racional com o dinheiro.

Por meio de ferramentas básicas de controle financeiro pessoal, em que você deve listar os valores das suas receitas, bem como as despesas e gastos fixos que você possui, como aluguel, energia, telefone, transporte, água, dentre outros, vai ser mais fácil compreender como o seu dinheiro está sendo gasto.

Desse modo, a tendência é que você seja menos impetuoso em relação aos seus gastos, pensando mais antes de gastar todo o seu dinheiro, o que comprometeria o seu orçamento.

Economizar

Seguindo um controle financeiro rigoroso, você estará mais apto a desenvolver hábitos de economizar os seus recursos.

Isso acontece na medida em que, ao identificar as categorias que acabam demandando mais gastos seus, você logo perceberá quais deles são desnecessários. Com isso, você vai descobrir em quais áreas é possível economizar e avaliar o montante que você, de fato, necessita para cobrir as suas demandas.

Nesse contexto, é muito importante saber distinguir custo de vida e estilo de vida. O custo de vida faz referência ao total pago pelos serviços e bens consumidos da sua rotina, enquanto o estilo de vida diz respeito à maneira como você opta viver, tendo mais relação com os hábitos e escolhas que formam o seu padrão de consumo.

Objetivo financeiro

Outro aspecto fundamental de qualquer processo de organização financeira é saber claramente quais são os seus objetivos e metas a curto e longo prazo.

Você precisa ter um propósito para o seu dinheiro. Esse objetivo deve ser claro e funcionar como um motivador adicional para você permanecer em uma rotina de economizar recursos.

De pouco ou nada adianta conhecer o que deve ser feito para juntar ou economizar dinheiro se você não souber onde quer chegar e o que deseja fazer com esses recursos.

É muito importante que essas metas sejam claras, objetivas e realistas, pois metas muito complicadas, de difícil realização e fora da realidade podem lhe desmotivar a se planejar financeiramente.

O ideal é que após a definição dos objetivos, você seja capaz de estabelecer prazos para alcançar cada um deles. A partir do seu perfil financeiro, do seu tempo e das suas necessidades, estabeleça quantias necessárias que devem ser alocadas para determinado tipo de objetivo.

Gostou do conteúdo? Leia mais posts no nosso Instagram!

Loved this? Spread the word


sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

Posts relacionados

Saiba como começar a empreender

Leia Mais

Como organizar as finanças pessoais?

Leia Mais

Finanças comportamentais: entenda a importância desse conceito para sua vida

Leia Mais

A importância da independência financeira para as mulheres

Leia Mais
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Subscribe to our newsletter now!