A vida anda tão caótica, frenética! Às vezes você até consegue parar um momento no banho e se perguntar: qual foi a última vez que tive um tempo só para mim?
Dar conta do trabalho, dos afazeres da casa, da educação dos filhos… Ser filha, esposa, amiga… Ufa! São tantas responsabilidades que você nem tem tempo para pensar na prioridade: Você!!!
Talvez seja hora de você se reencontrar, buscar a sua essência. De fazer as pazes com aquela criança que foi esquecida, no momento em que o mundo obrigou você colocar a armadura de super-heroína.
Muitas vezes ao acordar nos deparamos com o som do despertador, e o colocamos por inúmeras vezes em “soneca”. Sabe o que isto significa? Não é que você está com sono. Lembra dos dias que você acordou cedo empolgada para fazer algo? Você tinha um propósito para acordar aquele horário e estava feliz. Quando você coloca o despertador em soneca a mensagem que você passa é que não está querendo viver a vida que você tem hoje.
O que fazer quando está se sentido perdida?
Primeiramente faz-se necessário descobrir qual o seu propósito: o que você mais gosta de fazer, o que lhe dá prazer, e o que você vai querer deixar de legado quando se for.
Você já ouviu falar do Ikigai?
Ikigai é uma palavra japonesa que significa razão de viver, de acordo com o livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, do autor Ken Moji (Astral Cultural, 2018). Este conceito nos traz o segredo para uma vida em harmonia. Quando fazemos o que gostamos, ficamos constantemente motivados, e com isto temos uma vida longa e feliz.
No Japão existe uma cidade chamada Ogimi. Com três mil habitantes, é conhecida como a “Terra dos Imortais”. Uma cidade que está no livro dos recordes por ter muitos centenários. Segundo a BBC, é uma cidade onde todos mencionam o Ikigai quando questionados sobre qual o segredo da felicidade e longevidade. Eles se mantêm ativos, têm uma dieta saudável, e valorizam os relacionamentos interpessoais.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-44293333
Descobrir o seu Ikigai é algo que você pode fazer de forma muito simples, seguindo o passo a passo a seguir.
Passo a passo para descobrir o seu propósito, ou seja, o seu Ikigai:
A partir da mandala demonstrada acima você trabalhará com cada uma destas questões a seguir:
- O que você ama fazer?
Se ficar difícil responder esta questão, liste o que você não gosta de fazer, será um começo para que, num segundo momento, você possa refletir sobre o que realmente gosta e lhe dá prazer em fazer.
Às vezes voltar à sua infância poderá lhe ajudar a responder esta questão e, mesmo que pareça algo até meio bobo, escreva. Exemplo: ler, andar de bicicleta, assistir determinado tipo de filme ou desenho, estudar a história do nosso mundo, elaborar composições… enfim, anote tudo!
2. Em que você é bom?
Quais são as suas atuais habilidades? Caso encontre dificuldades em responder esta pergunta, reflita sobre sua forma de ser, por exemplo: Você é introvertida ou extrovertida? Detalhista ou generalista?
Além disto, você pode perguntar para algumas pessoas, e aqui não precisa pensar apenas no profissional. Expanda o seu leque, a sua visão de alcance. Você pode ser surpreendida com alguém dizendo que você é uma pessoa muito criativa, e que sabe produzir festas como ninguém; ou que seus pratos são dignos de um destes programas de culinária!
3. Pelo que você é pago?
Se você está trabalhando, pelo que você recebe seu salário? Quais são os trabalhos que você executa hoje que é remunerada?
Caso esteja desempregada, responda com base na sua última experiência profissional.
4. O que o mundo precisa?
Aqui você precisa estar atualizada. O que está acontecendo com o mundo hoje, quais as necessidades para o futuro da humanidade, quais competências o profissional do futuro precisa ter?
São algumas das questões que você pode refletir para responder a esta questão.
Como você pôde observar, na mandala há algumas intersecções importantes, são elas:
Satisfação com sentimento de inutilidade – aqui você faz o que ama, é boa e ainda recebe por este trabalho. Todavia o mundo não precisa disto, você se sente inútil.
Confortável com sentimento de vazio – aqui você é boa no que faz, o mundo precisa disto, recebe por isto, mas você não curte o que está fazendo. Talvez tenha perdido o sentido.
Alegria, mas sem prosperidade – aqui você faz o que ama, o mundo precisa, você é boa, mas você não consegue receber por isto. Talvez seja algo que esteja apenas começando, você ainda não teve o retorno financeiro e, tudo bem, faz parte. Ou ainda, seja algo que lhe realiza como pessoa, e você tem outra fonte de renda. Mas que fique claro: você precisa ter um Ikigai que lhe traga um retorno financeiro.
Você pode ter mais de um Ikigai
Entusiasmo, mas com incerteza – aqui você faz o que ama, recebe por isto, o mundo precisa, mas você não tem as habilidades suficientes, então você se sente insegura. Isto pode ser uma fase, principalmente quando se está começando na carreira, mas deve ser temporário. Caso contrário poderá se tornar uma pessoa insegura.
A mais bela intersecção que contempla todas as esferas é onde está o seu IKIGAI.
Agora é com você!!! Construa o seu Ikigai e tenha uma vida com sentido, alinhada ao seu propósito de vida.
Caso queira uma sessão para descobrir o seu propósito me chame no email: lana@crislana.com.br