Compartilhe

Como funcionam os processos de fusões e aquisições?

É normal ouvir falar que uma empresa comprou outra ou que grupos se fundiram. Esse tipo de negociação faz parte do mercado de Fusões e Aquisições (F&A – Mergers and Acquisitions, M&A, em inglês).

Existe uma série de motivos para que as empresas adotem essa prática. Entre elas, estão:

· Inovação dentro de seu segmento;

· Aceleração do crescimento;

· Investimento em oportunidades de mercado;

· Salvação em momentos de crise;

· Oportunidade de sair do ramo de atuação;

· Se aproveitar da fraqueza de outras organizações;

· Desentendimento entre os sócios.

Nesse post iremos mostrar como funcionam os processos de fusões e aquisições de empresas. Leia e compartilhe!

Profissionais envolvidos

F&A se refere a transações de venda e de compra de empresas e grupos empresariais. Antigamente, isso era uma prática muito mais forte entre grandes empresas. Mas, hoje, com o advento das startups, essas negociações tem como objetivo a ampliação da atuação de um grupo que deseja expandir a produção ou atuar em novos mercados.

Esse tipo de negócio necessita do trabalho de um grande número de profissionais especializados no setor financeiro, economia ou administração.

Fazer uma fusão ou uma aquisição são decisões bastante estratégicas. Elas envolvem no mínimo dois executivos de cada lado: o diretor financeiro (CFO) e o diretor executivo (CEO).

É importante ainda que haja profissionais do ramo de marketing estratégico envolvido nessas transações, para poder compreender as vantagens competitivas da negociação.

Enquanto ocorre a intermediação, assessores jurídicos e financeiros são responsáveis para que todo o processo aconteça de maneira transparente e tranquila.

Consultorias, escritórios de advocacia e bancos de investimento são aliados das empresas nessa hora. Afinal, possuem equipes especializadas em F&A, pois a transação envolve conhecimentos bastante específicos.

A empresa a ser vendida precisa ainda de profissionais que realizem o business valuation, para determinar qual o seu valor de mercado. Isso inclui as perspectivas de negócio, a parte contábil e os ativos do negócio.

A empresa compradora também irá necessitar deste tipo de profissional para avaliar o valuation, além de confirmar a procedência. Após a definição de todos os valores, a negociação pode ser iniciada.

Um especialista de due diligence também é importante para o processo de F&A. Ele avaliará a oportunidade e procurará quais são os riscos da operação, como questões trabalhistas, por exemplo. O ideal é que uma auditoria faça esse trabalho.

Após a realização da operação de compra e venda da empresa ou grupo, os profissionais de recursos humanos serão os responsáveis por integrar os novos colaboradores aos antigos.

Tipos principais de operações

Os tipos principais de operações de F&A são:

· Cisão: uma organização se divide para a criação de outra (uma ou mais). A companhia original pode se desfazer ou continuar;

· Fusão: um grupo ou mais se unem para criar uma nova organização;

· Incorporação: uma ou mais corporações são absorvidas por outras, levando ao seu desaparecimento dentro de uma nova empresa;

· Aquisição: uma organização adquire outra total ou parcialmente.

Etapas da F&A

As etapas que fazem parte de um processo de F&A são:

· Desenvolvimento do plano de execução: estabelecimento de objetivos, identificação de alvos e de fatores críticos e definição de prazos e de quem são os envolvidos;

· Avaliação da empresa: é levado em consideração os riscos e os benefícios do negócio do ponto de vista financeiro;

· Estimativa: avaliação do valor da organização ou grupo alvo para a escolha daquela que se encaixará melhor com os objetivos da transação para depois fazer uma oferta;

· Decisão: avaliação dos prós e contras pelos líderes para decidir como será feito;

· Negociação: cria a estrutura da operação;

· Diligência prévia: analisa a oportunidade pensando nos riscos da transação, fazendo uma revisão das questões da negociação;

· Conclusão: etapa de negociação e de ajustes finais se for necessário. No fim, o contrato é assinado.

Gostou deste artigo? Aproveite para nos acompanhar também em nosso Instagram!

Loved this? Spread the word


sobre a autora

Adoro praticar esportes, e posso dizer que é um vício dos bons. Sendo Maratonista e triatleta, compreendo que Saúde e Bem-Estar estão alinhados com a evolução Pessoal e Profissional e, portanto, refletem diretamente no Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Organizacional. Por isso também, desenvolvo Metodologias de Gestão de Pessoal e Fator Humano alinhados com a Gestão do Negócio.

Cris Lana

Posts relacionados

A importância da educação financeira empresarial

Leia Mais

Impactos do Home Office na vida financeira

Leia Mais

Entenda como escolher os melhores investimentos

Leia Mais

Criptomoedas: vale a pena investir?

Leia Mais
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Subscribe to our newsletter now!