Construir a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário saber tudo sobre um plano de negócios, que é o mecanismo que ditará, no início (e ao longo de sua carreira empresarial), como será toda a organização e planejamento corporativo.
Sem esse documento, é difícil tomar qualquer decisão nas mais diversas áreas da sua empresa. Por exemplo, o plano de negócios é quem trará um cronograma de execução, permitindo saber onde estão as prioridades no momento.
Pensando nisso, trazemos este artigo para você saber tudo sobre um plano de negócio, aplicando-o na sua empresa. Vamos lá?
O que é um plano de negócios?
Como citado acima, é a maneira de você formalizar, em um documento, as ações que irá tomar nos diversos setores corporativos, como finanças, comercial, marketing, RH, entre tantos outros.
Aqui, pontua-se todos os objetivos da empresa e como cada procedimento deve ser adotado. Isso amplia a capacidade de seguir em um caminho orgânico e diminuir os erros por má-gerência.
Também, te ajuda a ver quais problemas estão no papel, corrigindo-os no documento antes de aplicar com seus clientes, fornecedores, parceiros comerciais, etc.
Minha empresa precisa de um plano de negócios?
Sim. Independentemente do porte ou da atual situação da empresa (se abriu agora, se tem ampla experiência de mercado ou se está ampliando as atividades), o plano de negócios sempre será uma ferramenta assertiva para o planejamento corporativo em qualquer setor.
Isso porque sua empresa irá precisar, por exemplo, saber quais e quantos produtos/serviços irá vender; permite delegar as funções para as áreas responsáveis; e amplia a comunicação entre toda a empresa.
Ou seja: o plano de negócios é o ‘pulmão’ de qualquer negócio, dando o fôlego necessário para a tomada de decisões.
E como é feito um plano de negócios?
O assunto pode até parecer espinhoso, mas é mais fácil de ser resolvido do que parece. Para elaborar um plano de negócios, você precisará:
– Resumo ou sumário: é onde você irá colocar todas as prioridades a serem analisadas posteriormente, resumindo cada elemento;
– Projeções: dentro dessa proposta, coloque todas as projeções do seu negócio, como o valor total do investimento, quanto projeta faturar, tempo de recuperação do capital, seu mix de produtos e/ou serviços, entre outros;
– Análise de mercado: aqui já entramos na parte onde é preciso delimitar seu público-alvo, conhecer o perfil do cliente, entender como a localização afeta o acesso aos consumidores, além de traçar como é a concorrência na sua região;
– Logística: um plano de negócios precisa contar, também, com a definição de logística com os fornecedores, estoque, entrega aos clientes, entre outros;
– Divulgação: necessita-se entender os mecanismos de divulgação, para que a empresa torne-se visível, com um plano de marketing;
– Plano operacional: organização interna dos deveres de cada um, além da organização para a tomada de decisões de material humano;
– Plano financeiro: detalhes de quanto será investido, qual o fluxo de caixa, capital de giro, definição de preço de produtos, além de projeções de faturamento e lucro líquido;
– Antecipação de riscos: e, por fim, mecanismos que te ajudam a analisar os cenários e encontrar a melhor forma de resolver os mais diversos problemas.
Plano de negócios é indispensável
Viu só como é possível fazer um plano de negócios de forma autônoma e que te guie sempre dentro da empresa? Lembre-se que empreender é, efetivamente, não deixar nada escapar – e essa ferramenta gerencial é assertiva nesse ponto.