Quando chegamos na terra, mais que a genética, herdamos muitas questões de nossos antepassados. Você já parou para pensar em como a energia que te cerca é capaz de gerar mudanças no seu destino? Analisar o sistema familiar é importante para mapear como tais questões afetam nossa vida. Na constelação familiar enxergamos a família como o núcleo de um sistema que gera grande energia. Desde o momento em que nascemos, essa poderosa energia nos acompanha. Vale a pena compreender melhor suas influências para interpretar como elas agem em nossas vidas.
O amor move o mundo e é energia fundamental para nossas relações
De acordo com o grande filósofo, pesquisador, teólogo e psicólogo Bert Hellinger, pai da “constelação familiar”, 3 leis primordiais são universais e regem as dinâmicas entre nós e nossa família. São elas: “Lei da Hierarquia”, “Lei do Equilíbrio” e “Lei do Pertencimento”.
Assim como todas as Leis, as Leis do Amor também devem ser respeitadas
São as 3 leis do amor que regem os princípios da constelação familiar. Com todo o peso da palavra “Lei”, todas as 3 devem ser respeitadas para evitar problemas em nossos relacionamentos, não só familiares, mas como nos expressamos no mundo. Até mesmo no setor profissional, quando há desrespeito às leis universais do amor, diversos desequilíbrios começam a surgir. Nossa saúde emocional e até mesmo física pode sofrer com isso. Conheça um pouco mais sobre cada uma das 3 leis do amor:
Lei da Hierarquia
Para a Lei da Hierarquia, em toda relação familiar deve-se respeitar aquele que veio primeiro. Assim funciona a ordem hierárquica. Os mais antigos têm prioridades sobre aqueles que são mais novos. Quebrar este princípio básico pode gerar bastante desequilíbrio nas relações familiares. Nenhum filho deve se sentir maior que seus pais, pois foram eles que geraram a vida. Ajudar é fundamental e é nossa missão maior neste mundo. O que não pode ocorrer de forma alguma é aquele sentimento de superioridade. Com consciência e respeito à lei da hierarquia, a vida e as relações fluem com naturalidade.
Lei do Equilíbrio
Quantas vezes você já se questionou sobre ajudar demais uma pessoa? Ou o contrário… Receber ajuda demasiada. Até quando nos propormos à ajuda é preciso ter equilíbrio. Há aqueles que sugam, que apenas querem receber. Isso gera um desequilíbrio claro, que contraria totalmente o conceito desta lei. Na família, é importante que os pais doem para seus filhos (amor, carinho, educação, dinheiro, conselhos, etc.). Como vimos na Lei da Hierarquia, os pais são maiores que os filhos. Por isso, não há necessidade obrigatória de devolução do amor que é passado dos pais para filhos. Vale a pena frisar que o que rege de fato essa lei é a gratidão. Sentimento nobre e capaz de gerar mudanças incríveis no seu destino!
Lei do Pertencimento
A Lei do Pertencimento traz à tona a nossa necessidade humana de pertencer a grupos. Ou seja, quando um grupo familiar exclui um membro, um grande desequilíbrio é causado. Este desequilíbrio afeta não só a geração onde o problema ocorreu, como todas as outras próximas. O sistema pede que a inclusão seja retomada seguindo todas as ordens e preceitos do amor maior. Essa energia gera harmonia em todas as áreas da vida.
Gostou deste material? Acompanhe e fique por dentro de informações especiais para sua vida!